Aprende mais sobre a tua pegada ecológica com o Bukubaki

A Água é um bem precioso.

eco água

A superfície da Terra é coberta por água em cerca de 70%.

No entanto, 97% dessa percentagem é composta por água salgada, presente nas marés e oceanos e apenas 3% representa água doce. Este último, encontrado principalmente no estado sólido em glaciares e nos pólos.

A água que nos é disponibilizada, representada por águas subterrâneas e superficiais (lagos e cursos de água), corresponde a menos de 1% do volume total presente no planeta. Graças às suas extraordinárias características físicas, a água é um elemento essencial para todos os ecossistemas e é o habitat de inúmeros seres vivos. É também um recurso fundamental para o metabolismo de espécies vegetais e animais.

Nos últimos 30 anos, o consumo global de água duplicou devido ao crescimento populacional, mundial e económico.

  • 70% da água disponível é utilizada na agricultura

  • 22% na indústria

  • 8% em uso doméstico

  • 884 milhões de pessoas não têm acesso a água potável

  • mais de 2,6 bilhões não têm saneamento básico

Presume-se que em 2025, até dois terços da população mundial terá de lidar com a escassez da água. Precisamente por isso, a água, como verdadeiro destilado da vida, assume uma importância decisiva a nível internacional. Já hoje, este elemento precioso é a razão principal por trás de numerosos conflitos; no futuro, a sua escassez pode ser o gatilho para qualquer guerra.

No Bukubaki, construímos 2 poços para a água que usamos na irrigação do terreno e para a piscina, reduzindo o consumo, enquanto que as casas de banho e chuveiros usam a água da rede.

O mínimo de atenção é o suficiente para poupar. Se fechar a torneira ao escovar os dentes, no final do ano economiza muitos litros de água, que de outra forma seriam desperdiçados. Pequenos gestos podem ajudar a melhorar a situação em que nos encontramos e torná-lo também a si, mais ciente.
 

Não desperdice. Ajude-nos a tornar este Mundo num lugar melhor.

Muitas vezes, não prestamos atenção a como é produzida e administrada. Por trás da energia, muitas vezes existem guerras pelo fornecimento de combustíveis fósseis, exploração de recursos e populações, destruição do meio ambiente e danos à nossa saúde.

A eletricidade é uma fonte secundária de energia ou portadora de energia. Sendo de difícil acumulação, deve ser consumida no momento em que é produzida. Normalmente, é produzida em grandes usinas termelétricas que utilizam como fonte primária combustíveis fósseis (carvão, petróleo ou gás). O rendimento médio do sistema de produção de eletricidade é muito baixo, cerca de 30%.

Cerca de 60% da produção total de eletricidade vem do uso de fontes não renováveis, como carvão, petróleo e gás. Estamos a consumir, e a desperdiçar, a um ritmo preocupante, reservas de energia valiosas de origem fóssil que levaram milhares de anos a formar-se e o seu uso cria efeitos devastadores.

As barragens construídas para construir usinas hidrelétricas estão a destruir os rios. Aconselhamos a que faça a sua pesquisa aos danos causados pelas barragens.

No Bukubaki, instalamos painéis solares e fotovoltaícos para reduzir o consumo de energia. No entanto, pedimos também a sua ajuda para que evitemos todos desperdícios desnecessários.

O simples facto de lembrar-se de desligar a luz quando não for necessária acesa, já é um pequeno passo que pode fazer a diferença.
 

A Energia é um elemento fundamental.

eco light