• The Bukubaki Team

5 ATIVIDADES PARA MANTER OS PEQUENINOS OCUPADOS

Atualizado: Mai 31



Vamos admitir, os últimos tempos ficaste um pouquinho mais leve dos ombros com a novidade de os meninos já puderam voltar à escola... Mas ainda assim tens de os entreter ao fim-de-semana... No entanto, mesmo sendo uma bênção fazê-lo, às vezes é difícil mantê-los ocupados e é para isso que nós te abordamos hoje.

Confere algumas ideias partilhadas por nós "especialistas" de como mantê-los ocupados durante aqueles períodos que "são uma seca". E com o dia Mundial da Criança a chegar, vem mesmo a calhar!


1# Ensina-lhes coisas que não aprendem na escola

Que tal transformar uma tarde num momento de aprendizagem? (Mas com calma que eles já têm muito que estudar...) Ensina-lhes coisas que não aprendem na escola! Como diversas tarefas domésticas, cozinhar, diferentes truques de organização ou quem sabe? Até podes ensinar jardinagem... a escolha é contigo.


Para além de os teus pequenos aprenderem um novo papel na casa, ficará mais que contente ao aprendê-lo contigo.


2# Pequenos Fotógrafos


Escolhe um tema fotográfico (como “vermelho”, “pássaros” ou “água”) e desafia as tuas crianças a pensar criativamente. Sai à rua com eles (atenção a todos os cuidados necessários) e incentiva-os a captar o tema de maneiras diferentes.


No final reúne todas as fotografias captadas e discutam ideias todos juntos!


3# Um verdadeiro mapa do tesouro


Desenha um mapa simples do teu quintal ou até mesmo da tua casa, com pistas e pede ao teu "minimeu" para navegar de uma pista até outra enquanto explora pela casa ou pelo quintal. As pistas podem ser formas, cores, letras, sinais, números, objetos, árvores, etc. E quem sabe, no destino final até pode encontrar um pequeno tesouro!


4# É tempo de festa!



Já pensaste em deixar os mais novos organizar uma festa? Pede às crianças para darem a derradeira festa a fingir e para criarem os seus próprios jogos, como o Jogo das Cadeiras, ou outro qualquer, deixa-os soltar a criatividade que lhes corre nas veias. Depois podem fazer uma festa “a sério” em família!


5# Mini-Picassos



Tens o privilégio de ter um quintal? Se a resposta é não também não faz mal, uma varanda também serve! Agarra no teu artista e leva o estojo das pinturas para o exterior. É mais divertido pintar fora das quatros paredes, e também podes ajudá-los a ter uma perspetiva diferente.


Bónus: Pintar fora de casa acaba por sujar menos as coisas!



Estas são apenas algumas sugestões para te ajudar a animar as tuas crianças neste próximo dia Mundial da Criança. Lembra-te que, além das nossas dicas, podes sempre questionar diretamente os teus filhos sobre o que gostariam de fazer. Certamente, surgirão ideias inesperadas!


Por último, propomos que participes tanto quanto puderes nestas atividades, para que as crianças aproveitem ao máximo a tua companhia e guardem memórias ainda mais felizes.




69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo