• The Bukubaki Team

10 Coisas para fazer em casa durante a quarentena

Atualizado: Mai 31



A vida voltou a mudar. Em Março de 2020, os portugueses ficaram em casa, em Maio começaram a sair e, na sexta-feira, dia 15, voltaram a confinar. O agravamento da crise pandémica levou o Governo a endurecer as restrições de circulação. Esta é uma situação mundial, pelo qual, todos nós necessitamos de aprender a saber viver em casa e ser produtivos sem que seja um grande sacrifício.


Ao fim de alguns dias de quarentena, qualquer um fica sem ideias sobre o que fazer em casa. Mas não desesperes! Selecionámos algumas dicas de atividades que te vão fazer esquecer de que estás fechado em casa.


E não querendo estragar a surpresa... diversão não vai faltar! Cabe-te a ti decidir!



1 # Mantém-te ativo

Estar de quarentena não significa estar de férias. Se não podes ir ao ginásio ou ir correr para o teu parque habitual, faz exercício em casa. Podes recorrer a um personal trainer à distância ou assistir aos inúmeros vídeos de exercício físico que estão disponíveis online, basta pesquisar! Só tens de escolher o que melhor se adequa às tuas necessidades, predisposição e condições. Mantem-te ativo


2 # Aprende uma nova língua

Durante a quarentena, são vários os cursos que têm vindo a ficar gratuitos. Acontece o mesmo no caso de sites e apps de idiomas. Basta pesquisar um pouco e encontrarás várias opções.


3 # Medita

Com as crianças a estudar ou a brincar por casa, o trabalho remoto e as tarefas domésticas habituais, pode parecer um pouco complicado dedicar algum tempo para ti mesmo. Antes de dormir, ou antes de toda a família acordar, reserva uns minutos do teu dia para praticar meditação. Aprende a controlar a ansiedade e o stress, que situações como esta podem causar no teu bem estar.


4 # Investe um pouco na tua formação

E quem fala em novos idiomas, também fala em adquirir ou melhorar os conhecimentos numa determinada área. Sabes aquela formação que há tanto querias fazer? Aproveita a quarentena para concretizar esse objetivo.

Existem muitas empresas e instituições de ensino que disponibilizam cursos e formações online certificadas – algumas delas são até gratuitas. Investe em ti!


5 # Mete as mãozinhas a trabalhar

Será que existe melhor timing para começar a aprender técnicas de bricolage e artesanato com aquilo que tens em casa? Para este tipo de coisas o céu é o limite, põe a tua imaginação em prática ou então inspira-te através de vídeos, livros ou imagens. Para além de poderes usar praticamente qualquer material, podes criar algo que realmente te seja útil aí em casa e talvez ainda consigas manter os pequeninos ocupados. Mas sejamos cautelosos e vamos deixar o papel higiénico de parte... não vamos entrar por esse caminho outra vez. Mãos à obra!


6 # Melhora as tuas skills na cozinha

Nada melhor do que aproveitar o tempo de quarentena para pôr à prova os teus dotes de cozinha. Com a família em casa, sente-te inspirado para lhes preparar refeições dignas de um Chef com estrela Michelin. Se precisas de inspiração, podes visitar sites ou revistas de cozinha online, ouvir podcasts ou ver vídeos ou programas sobre o tema.

7 # “Alivia” a casa

Como quem diz, fazer uma limpeza e organização nas profundezas da tua casa para te veres livre de toda a tralha que apenas está a ocupar espaço. Aproveita para organizar as tuas roupas, deitar fora aquilo que já não dá para utilizar, doar aquilo que pode ser aproveitado por quem mais precisa ou, até, vender, quando a situação normalizar. Desde o armário à despensa, passando pelo escritório e garagem. Liberta a tua casa daquilo que não precisa.

8 # Melhora os teus hábitos de leitura

Sabes aqueles livros que estão a ganhar pó na estante ou a serem comidos por bichos numa gaveta? Pois bem, é hora de te desligares um pouco das tecnologias e começar a dar-lhes uso, ou até mesmo adquirir uns novos. Se tens crianças em casa, cria o hábito de lhes ler uma história antes de adormecerem, ensina-as a ler as primeiras palavras ou cria o “momento de leitura”. Isto significa que a uma determinada hora do dia, toda a família pára o que está a fazer e vai ler o capítulo de um livro. Esta atividade pode ser feita de forma individual ou em grupo, em que todos escolhem um livro e cada membro lê um capítulo por dia.


9 # Planeia a tua próxima escapatória

Às vezes, no meio de tanto stress e cansaço nem a meditação ajuda, portanto talvez esteja na hora de planear a tua próxima viagem, escapatória ou passeio. Podes fazer uma pesquisa dos melhores sítios, os que mais te atraem, os com preços mais apelativos ou os que estão localizados no local que mais te atrai. Desta forma não só ficas com uma ideia de para onde "fugir" quando toda esta situação acalmar, como não terás que perder tempo nenhum a organizar, uma vez que já estará tudo planeado.


Não te esqueças ter o Bukubaki em consideração!

10 # Viajar sem sair de casa

Mesmo com a dificuldade de viajar neste momento, é possível conhecer o mundo sem sair de casa. Pode parecer uma frase bem clichê, mas vários museus e centros culturais pelo mundo todo disponibilizam visitas virtuais. Uma forma de conhecer estes espaços online é através do Google Arts & Culture. Isto vale até para museus que tu sonhas conhecer, pois muitos deles possuem este tipo de visita.


Isto para não falar do “viajar pelo mundo” através de livros, filmes, programas de TV focados nesta temática, documentários ou até mesmo canais de Youtube.


Estas são as nossas dicas para manter a tua mente saudável e produtiva durante este tempo de quarenta. Esperemos que tires proveito de algumas delas e que todos nós nos tornemos em melhores humanos quando esta situação atingir o seu fim.


Aguenta-te que melhores tempos chegarão! Sê produtivo!




249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo